- Beba muita água (7 a 8 copos por dia), pois a hidratação das pregas vocais permite que elas vibrem livremente.
- Não fume, pois o cigarro provoca tosse, pigarro, irritação, aumento de secreção e infecções, que são fatores de agressão às pregas vocais.
- Procure não ingerir bebidas alcoólicas, pois assim como o fumo, elas agridem as cordas vocais, sobretudo as destiladas, como por exemplo: pinga, conhaque, vodca etc.
- Evite hábitos orais inadequados: gritar, pigarrear, tossir constantemente, rir ou falar alto, para não irritar as pregas vocais.
- Não sussurre, porque ao contrário do que pode parecer, o esforço ao aparelho fonador para sussurrar é maior e mais desgastante do que para se falar normalmente.
- Evite o uso de roupas apertadas que atrapalham a respiração, pois uma alteração na respiração leva a uma alteração vocal.
- Prefira uma alimentação leve e rica em fibras a alimentos pesados.
- Lembre-se que falar seguidamente durante muito tempo pode levar a uma fadiga muscular.
- Enquanto estiver cantando, mantenha a postura do corpo ereta, e o ângulo de 90º entre o queixo e o pescoço para que a voz projete-se livremente.
Fique ligado no nosso blog! Dia 31 de agosto nós divulgaremos a relação de todas as músicas classificadas para o II Festival Recado de Música Católica! Um grande abraço! Deus os abençoe! Louvor e Alegria sempre!
Queridos, será uma alegria (re)encontrá-los no festival.
ResponderExcluirUm abraço carinhoso,
Sílvio de Castro
Obrigada, pelos disponibilidade de vocês para deixar o Festival mais profissional e belo.
ResponderExcluirLouvor e Alegria sempre!